fbpx

5 dicas para tirar mais partido do seu iPhone

É para muitos de nós uma ferramenta diária, mas é um equipamento capaz de fazer sempre algo mais. Fique com algumas dicas para tirar mais partido do seu iPhone.

Por vezes pensamos que o iPhone e o seu iOS já não têm segredos para nós. Será mesmo assim? Eu próprio chego à conclusão que o combo iPhone/iOS é uma caixinha de surpresas e podemos fazer com ele muito mais do que habitualmente fazemos.

Por vezes nas minhas pesquisas descubro funcionalidades que até um utilizador intensivo de iPhone desconhece. Não são segredos, contudo no dia a dia não exploramos todas as potencialidades dos equipamentos que usamos.

Por isso, vou deixar-lhe aqui cinco dicas para melhor usufruir do iPhone que transporta no seu bolso.

Atalhos do teclado

Esta é uma funcionalidade muito útil especialmente para escrevermos palavras longas ou expressões que usamos habitualmente. Vamos a exemplos?

Eu vivo em Vila Nova de Famalicão e frequentemente tenho que escrever o nome da minha cidade. Um atalho configurado e com apenas as letras “vnf” tenho de imediato a sugestão de Vila Nova de Famalicão.

O mesmo acontece com o email. Frequentemente, temos que escrever o nosso email e nem sempre é curto e rápido de escrever. Configuradas por exemplo as letras “gml” e aparece nas sugestões o nosso endereço do Gmail.

Agora a questão é, como configurar os atalhos? Simples, basta aceder a Definições > Geral > Teclado > Substituição de texto. Depois é só carregar no + no canto superior direito e inserir a “Expressão” e o “Atalho”.

Nota importante, caso tenha mais equipamentos do ecossistema Apple (Mac, iPad, etc.), este atalho estará disponível em todos eles, desde que estejam ligados ao mesmo Apple ID.

Customizar a Central de controlo

A Central de controlo é um local onde estão concentrados alguns atalhos para funcionalidades do iPhone. Para aceder a esta devemos passar o dedo para baixo desde o canto superior direito nos modelos superiores ao iPhone X, inclusive. Nos restantes modelos basta passar o dedo para cima desde o fundo do ecrã.

Os atalhos que ocupam a metade superior do ecrã são fixos, a metade inferior é totalmente customizável.

Aqui podemos ter atalhos para diversos recursos como a Lanterna, Calculadora, Alarme, Gravação do ecrã, etc.

Para escolher os seus atalhos favoritos para colocar na Central de controlo aceda a Definições > Central de controlo > Personalizar Controlos. Aqui conforme a sua necessidade ou gosto basta adicionar mais controlos os retirá-los. Mais ainda, pode alterar a posição que estes aparecem no ecrã.

Auto-preenchimento de palavras-passe

Esta é uma das minhas dicas preferidas para o iPhone, pelas dores de cabeça que me tem poupado.

Já lhe aconteceu com toda a certeza esquecer-se da palavra-passe de determinado registo. Letras maiúsculas, números, símbolos, a determinada altura já não sabemos qual palavra-passe que usamos nem onde.

Existem apps externas que facilitam essa gestão, contudo desde o iOS 12 temos disponível o Auto-preenchimento de palavras-passe. É simples e seguro uma vez que para usar esse preenchimento terá que autorizar via Face ID ou Touch ID.

Para ativar este recurso vá a Definições > Palavras-passe e contas > Auto-preenchimento.

Quando aceder a alguma página que tenha que inserir a sua palavra-passe terá acima do teclado um botão com um símbolo de uma chave e a inscrição palavras-passe. Introduza os seus dados e palavra-passe nos respetivos campos e de seguida carregue no referido botão.

Depois é só selecionar “Guardar esta palavra-passe” e está pronto. Da próxima vez que aceder a esse site o iOS irá sugerir-lhe a respetiva palavra-passe mediante autenticação biométrica (Face ID ou Touch ID).

Digitalizar documentos no iPhone

Todos já nos deparamos com a necessidade de digitalizar um documento e estamos longe do escritório ou de casa. O iPhone é a única solução e por vezes optamos simplesmente por fotografar o documento sem as condições ideais.

Existem aplicações externas que fazem o trabalho de digitalização, porém, uma vez mais, o iPhone tem nativamente uma ferramenta para esse efeito.

Para a usarmos existem dois caminhos. O mais simples é abrir a aplicação Notas, criar uma nova nota e na barra acima do teclado carregar no ícone da máquina fotográfica. Aí terá a opção de “Digitalizar documentos”.

Por outro lado, se preferir abra a aplicação Ficheiros, escolha onde quer guardar a digitalização (“iCloud Drive” ou “No meu iPhone”) e num espaço vazio faça uma pressão mais longa. Aparecer-lhe-á, entre outras, a opção “Digitalizar documentos”.

Siga depois os passos sugeridos, e surpreenda-se pela qualidade da digitalização, lembrando que poderá acertar as margens com uma espécie “lupa” nos cantos do documento digitalizado.

Atalhos da Siri

A aplicação Atalhos ficou disponível para download no iOS 12 e apareceu de forma nativa no iOS 13. As funcionalidades desta app são várias, desde a configuração de atalhos para execução automática de tarefas, bem como os respetivos comandos através da Siri.

As capacidades são imensas, mas mais fácil será começar pelas sugestões que a própria aplicação lhe sugere. Teste experimente e arrisque, não se vai arrepender.

Fonte | iClub



%d bloggers like this: