fbpx

App DoubleTake permite gravar vídeos de várias câmaras em simultâneo

Esta é uma funcionalidade fantástica. Como iremos ver, a FiLMiC, empresa dedicada às aplicações de fotografia e vídeo para smartphones, criou um novo software para iOS que permite aos utilizadores gravar, simultaneamente, a partir de várias câmaras. Posteriormente, podemos usar o iPhone e esta app como um estúdio com planos de várias câmaras.

A app DoubleTake é gratuita e traz funcionalidades úteis. Vamos conhecer mais sobre esta nova ferramenta para o seu dispositivo iOS.

Um estúdio de imagem nas suas mãos

Segundo a empresa por trás desta app, a conhecida FiLMiC, o DoubleTake transforma o seu iPhone num estúdio com várias câmaras, permitindo captar vídeos de duas câmaras ao mesmo tempo, em dispositivos recentes.

NOTA: De acordo com os recursos do iOS 13, o vídeo com várias câmaras é restrito apenas aos seguintes dispositivos: iPhone 11 Pro Max, 11 Pro, 11, Xs Max, Xs e Xr. Embora esta app seja instalada e funcione em todos os dispositivos compatíveis com o iOS 13, todos os dispositivos fora desta lista serão restritos à gravação de vídeo numa única câmara.

Esta app, nos dispositivos suportados, funciona como uma espécie de estúdio, podendo o utilizador realizar a sua própria composição de imagens com captação de várias câmaras em vários planos.

DoubleTake para iPhone, uma ferramenta que faz profissionais de vídeo

Assim, o DoubleTake permite para gravar vídeo de novas formas:

  • Visualização da câmara: Use a visão do selecionador de câmaras do DoubleTake para visualizar todas as câmaras disponíveis para o seu dispositivo. Use esta exibição para ajudar a decidir como enquadrar a sua foto e quais câmaras que selecionará.
  • Shot / Reverse shot: Para captar toda a interação orgânica e íntima entre dois atores ou entrevistador e entrevistado. Tradicionalmente, os cineastas precisariam de utilizar duas câmaras e colocá-las em locais complicados “por cima do ombro”. Com o DoubleTake não é necessário.
  • Multi-cam: Captação de duas distâncias focais diferentes da mesma cena ao mesmo tempo. Use esta app com a lente Ultra Wide (iPhone 11 Pro Max, 11 Pro e 11) e a Teleobjetiva para captar simultaneamente uma foto. Ou use qualquer outra combinação de lentes frontal e traseira para captar planos de várias câmaras.
  • PiP ou discreto: A interface permite que o utilizador veja as duas câmaras da sua captação de vídeo ao mesmo tempo. Para isso é usada uma janela Picture in Picture (PiP). Nesse sentido, o utilizador pode mover este PiP pelo ecrã, toque para o aumentar com o zoom ou deslize-o para longe, o segundo vídeo continuará a ser gravado. Poderá decidir se deseja gravar os seus vídeos como ficheiros discretos separados ou se pretende que o vídeo seja gravado como um vídeo composto.
  • Ecrã dividido: A app também permite usar duas câmaras para criar um efeito de ecrã dividido 50/50, que é guardado como um único vídeo.
  • Controlos de foco e exposição: o DoubleTake permite definir e bloquear o seu foco e exposição em ambas as câmaras durante a captação com várias câmaras com o retículo unificado.

Tutorial de uso da ferramenta

Veja aqui alguns exemplos num pequeno guia em vídeo disponibilizado pela empresa:

Em resumo, esta é uma ferramenta muito interessante para tirar muito mais proveito das capacidades dos iPhones modernos. Assim, convidamos a fazer o download da app em baixo e use.

Fonte | PPLWare



%d bloggers like this: