fbpx

Apple patenteia colunas virtuais que permitem som imersivo

Conforme avança o 9to5Mac, a Apple registou uma patente relativa a som bastante curiosa. De acordo com as informações, a patente terá aplicações para as colunas dos Macbook e auriculares, atribuindo capacidades para som imersivo.

Essencialmente, a Apple pretende possibilitar dispositivos que reproduzem som em diferentes partes da divisão, que o utilizador consiga localizar. Tudo isto sem ter colunas fisicamente colocadas no espaço em questão, apenas com engenharia de som virtual.

virtual sound
Imagem da patente, de acordo com o escritório de patentes dos Estados Unidos

A Apple poderá conseguir fazer tal proeza através de um sistema virtual acústico utilizando algo chamado crosswalk cancelling. Este método mistura as ondas de som vindouras dos canais esquerdo e direito para simular sons. A Apple já tinha patenteado algo do género para auriculares o mês passado.

Contudo, a patente mais recente mostra um sistema sem auriculares, criado para incluir nas colunas dos portáteis Macbook. A nível de acessórios, é possível que a Apple implemente tal sistema em futuros AirPods ou auriculares da marca Beats, também pertencentes à empresa de Cupertino.

As possibilidades são várias com tal sistema

Recentemente, através dos fornecedores da Apple no Taiwan, foi relatado que a empresa pode estar a considerar fabricar um Macbook para gaming. Caso a Apple junte ambas as tecnologias, estariamos a falar de um portátl com capacidades de som acima da média.

Este tipo de sistema no computador providenciaria uma experiência de jogo bastante imersiva. Além de jogos, o consumo de multimédia, principalmente jogos desportivos, será também potenciado com este sistema de colunas. Resta saber se a Apple irá um dia implementar a tecnologia ou simplesmente ficar na gaveta.

Fonte | 4GNews



%d bloggers like this: