fbpx

Tem a última versão do iOS no iPhone? Há um bug no Facebook que pode ligar-lhe a câmara

Tecnológica liderada por Mark Zuckerberg diz que “não foi detetado o carregamento de fotografias ou vídeos” por causa desta falha e garante que está neste momento a ser resolvida

Quando Joshua Maddux entrou recentemente no Facebook reparou que a câmara do seu telemóvel se ligou repentinamente. No início, o web designer pensou “que a tinha ligado sem querer”, como explicou esta terça-feira à CNN, mas quando no último sábado voltou a entrar no Facebook para ver um vídeo, reparou que a câmara tinha voltado a ligar-se. E partilhou esta ocorrência na sua conta de Twitter.

O Facebook confirmou esta terça-feira a existência de um bug na última versão da sua app para o sistema operativo da Apple, iOS. Mas garantiu que “não foi detetado o upload de fotografias ou vídeos” por causa desta falha que, garante, está neste momento a ser resolvida.

“Submetemos a resolução deste problema à App Store e estamos a aguardar que seja aprovada”, anunciou Guy Rosen, vice-presidente de Integridade do Facebook, na sua conta de Twitter. “A nossa equipa ainda está a procurar detalhes sobre o estado da câmara depois do bug ser acionado.”

O problema, de acordo com a tecnológica liderada por Mark Zuckerberg, surgiu quando o Facebook tentava corrigir um erro na versão 244 da aplicação para iOS, que abria inadvertidamente em modo de paisagem. “Quando corrigimos esse erro na versão 246 (lançada a 8 de novembro), criámos inadvertidamente um bug que levou a app a navegar parcialmente para o ecrã da câmara”, justifica a empresa.

Vários responsáveis de segurança disseram à imprensa internacional que esta falha não é preocupante, uma vez que “não há qualquer indicação que os dados sejam realmente transmitidos ao Facebook”.

De acordo com o jornal “The Guardian”, o bug alarmou vários utilizadores da rede social que suspeitam que a multinacional escuta de forma clandestina as conversas dos utilizadores através do microfone, com o intuito de lhes direcionar publicidade – algo que o Facebook nega veementemente.

Fonte | Expresso