fbpx

Dica Apple: 6 definições de privacidade que tem de conhecer no iOS 13

Ao longo de vários anos a Apple tem vindo a mostrar que se importa com a privacidade dos utilizadores. Apesar de alguns percalços ao longo de caminho e incidentes no que diz respeito à segurança dos iPhones, a gigante de Silicon Valley esforça-se por todos os anos trazer novas formas de proteger o público.

Por isso, se quiser voltar a ter controlo sobre os serviços de localização no seu iPhone ou bloquear eficazmente chamadas de spam, aqui ficam seis funcionalidades que chegaram com o iOS 13 e que deve ficar conhecer.

1 – Altere a forma como as aplicações utilizam a sua localização

A Apple vê a privacidade como um direito fundamental do ser humano e tenta desafiar as práticas duvidosas de outras gigantes tecnológicas, como, por exemplo, o Facebook e a Google.

Com o iOS 13, para além de poder permitir que uma aplicação use sempre a sua localização ou apenas quando está a utilizá-la, pode também permitir apenas uma vez. Isto irá obrigar a aplicação a perguntar-lhe se pode voltar a usar a sua localização da próxima vez que use a aplicação.

Apple privacidade iOS 13 localização

Mas se quiser realmente recusar que a aplicação aceda à sua localização em qualquer circunstância pode escolher a opção para nunca permitir o acesso à localização.

2 – Bloqueie chamadas spam

Não deve existir ninguém que goste de receber chamadas de spam. São aborrecidas e fazem-nos perder tempo. Com o iOS 13 não precisa de se preocupar mais com este tipo de interrupções que conseguem ocorrer nas ocasiões menos oportunas.

Agora, o seu iPhone consegue determinar se a pessoa que lhe está a telefonar é alguém que conhece. Caso o número que está a ligar esteja presente na sua lista de contactos, email ou mensagens o iPhone toca. As restantes são encaminhadas diretamente para voicemail.

No entanto, esta funcionalidade é mais inteligente do que parece. Quando as chamadas são verificadas pela operadora como genuínas, um pequeno visto irá aparecer junto ao número indicando que a pessoa que está a ligar não é spam.

Para ativar esta funcionalidade, vá a Definições -> Telefone -> Silenciar números desconhecidos.

3 – Bloqueie aplicações que usam Bluetooth

Alguma vez reparou que várias apps conseguem enviar-lhe anúncios direcionados porque visitou uma certa loja? Provavelmente isso deve-se ao facto de utilizar o seu Bluetooth para compreender aquilo que o rodeia.

A verdade é que os Bluetooth beacons conseguem determinar a localização de um dispositivo e várias empresas tiram partido desta tecnologia para seguir todos os passos dos consumidores.

Apple iOS 13 WWDC Privacidade bluetooth

No iOS 13 pode bloquear as aplicações que tentam usar o Bluetooth sem a sua permissão. Evidentemente, muito hardware que hoje nos acompanha precisa de bluetooth, como, por exemplo, a mi Band, o Apple Watch e os AirPods, mas certas aplicações não necessitam de Bluetooth para funcionar e bloquear-lhes o acesso é uma forma de proteger a sua privacidade.

Agora, quando uma aplicação deseja aceder ao Bluetooth o utilizador consegue decidir se deseja permite a utilização desta tecnologia ou não.

4 – Retire os metadados das suas fotos

Sabia que quando tira uma foto o iOS guarda vários dados a respeito dela, incluindo o local onde foi tirada? Claro que sabe! Os metadados estão em todo o lado e alimentam não só as redes sociais como muitas outras aplicações.

Apple Metadados fotografias privacidade iOS 13

Na versão 13 do iOS, sempre que quiser enviar ou publicar uma foto nas redes sociais ou envia-la por email através da aplicação Fotografias pode retirar a localização que a acompanha. Basta selecionar a fotografia ou conjunto de fotografias que pretende enviar, clicar no botão Partilhar e depois premir o novo botão de opções para remover a localização.

5 – Acabaram-se as palavras-passe fracas

Apesar dos vários avisos, os utilizadores dos vários serviços fornecidos através da Internet continuam a utilizar palavras-passe que não cumprem os requisitos mínimos recomendados.

A nossa segurança na Internet continua dependente de boas palavras-passe e a Apple quer acabar com o hábito de se usar “portugal” ou “Francisca” como palavra-passe para entrar em qualquer site. Agora, sempre que entrar com uma palavra-passe fraca num site através do Safari a Apple irá avisá-lo e dar-lhe a opção de ir diretamente para a página onde pode alterá-la para algo mais seguro.

6 – Sign in with Apple

Toda a gente gosta da conveniência de se registar e entrar num site com o Facebook ou Google. Não existem mais palavras-passe para memorizar, mas é necessário ceder dados pessoais a quem não precisa deles.

Sign-in with Apple privacidade iOS 13

Por isso, a Apple pensa que consegue fazer melhor. Com o iOS 13 pode registar-se e entrar com a sua conta Apple. A grande vantagem aqui está no facto de poder partilhar um email falso quando se está a registar, em vez de fornecer o verdadeiro dando mais um passo na direção certa para preservar a sua privacidade.

Fonte | PPLWare



%d bloggers like this: