fbpx

Nas faculdades norte-americanas, os alunos já “picam o ponto” com o iPhone

O sistema NFC já está instalado em 19 universidades norte-americanas, para registar a presença dos alunos nos estabelecimentos de ensino.

Com a entrada do novo ano letivo, a Apple terá oportunidade de expandir a sua tecnologia contactless de identificação de estudantes. Com este sistema instalado, as faculdades permitem assim que os proprietários de iPhone e/ou Apple Watch possam registar presenças e aceder a áreas do campus com o smartphone ou o smartwatch.

Em 2019, o sistema vai chegar a 12 novas universidades, sendo que passam a existir 19 com a tecnologia integrada nas suas infraestruturas.

É esperado que a gigante tecnológica chegue a cada vez mais instituições. Em Portugal, a empresa ainda não marca presença em nenhuma, mas a tecnologia mostra o caminho para onde o futuro deste processo caminha.

A integração do cartão de estudante no smartphone é uma forma de agilizar a vida do aluno no campus e dentro da própria faculdade, uma vez que concentra no equipamento que mais utilizamos um documento que é frequentemente solicitado. Note, contudo, que a instalação de um sistema semelhante não passa apenas pelo desenvolvimento de uma aplicação móvel. Para que toda a rede funcione de forma plena, é preciso um investimento em sensores NFC, tecnologia através da qual é feita a comunicação entra o telefone e o recetor de sinal.

É quase certo que, no futuro, não vamos precisar deste cartão nas universidades portuguesas. No entanto, quão distante está esse futuro do presente (?), é um debate completamente diferente.

Fonte | SapoTEK



%d bloggers like this: