fbpx

Hacker transforma cabo de carregador em “porta de entrada” para ataques informáticos

Um perito em segurança informática encontrou uma forma de adulterar cabos de carregadores de telemóvel e, implantando-lhes um chip Wi-Fi, transforma-os em ponto de entrada para descarregar código malicioso.

O cabo O.MG, criado por um hacker e perito de segurança que dá pelo nome online de OG, parece-se com um cabo de carregador normal Apple USB Lightning. No entanto, foi alterado para ter um chip Wi-Fi implantado e que permite a um hacker ligado à mesma rede Wi-Fi ou que esteja por perto injetar código malicioso na máquina da vítima. O atacante consegue controlar remotamente o computador afetado e leva-lo a bloquear para depois tomar conhecimento da password inserida pelo utilizador.

Esta técnica pode ser usada em quase todos os cabos e consegue afetar quase todos os computadores. MG diz ao Tech Crunch que «este cabo Lightning específico permite cargas de diferentes plataformas e o implante que criei pode ser facilmente adaptado a outros tipos de cabo USB». O hacker faz parte de uma Red Team para a Verizon Media e dedica-se a criar métodos de pirataria e identificar vulnerabilidades de segurança antes que outros o façam.

Esta abordagem mostra que «de repente, temos hardware colocado junto das vítimas e que pode passar despercebido durante muito tempo. Isto muda a forma como pensamos em táticas de defesa».

O especialista em segurança gastou milhares de dólares em equipamentos e investiu inúmeras horas neste projeto e promete trabalhar em cooperação com outros para melhorar as capacidades dos cabos: «Tenho uma grande lista na minha cabeça que só preciso de conseguir concretizar».

Fonte | Exame Informática



%d bloggers like this: