fbpx

Como ativar o ECG no Apple Watch

Desde o modelo Series 4, o Apple Watch é capaz de registar o ritmo e os batimentos cardíacos do usuário, através de sensores próprios, e com isso analisar os registros de fibrilação auricular (FibA). Mas como ativar o ECG no Apple Watch?

Este artigo explica todos os passos que você deve fazer para ativar a função.

Antes de tudo, é bom deixar claro que a função ainda não está liberada no Brasil e se você tentar ativá-la estando em território nacional, não irá conseguir, não importa onde você comprou o relógio (e acredite, tentamos todas as gambiarras possíveis). Explicamos isso mais adiante.

Países autorizados

Todo e qualquer o dispositivo que ofereça função de eletrocardiograma necessita de autorização dos órgãos sanitários de cada país, por funcionar como um “equipamento de uso em saúde com finalidade médica“. E no Brasil esta liberação é analisada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

No lançamento do Series 4, a função estava limitada apenas a dispositivos comprados nos Estados Unidos, então era fácil comprar um vindo de lá e ativar a função no Brasil (ou em qualquer outra região). Porém, quando ela começou a ser liberada em outros países, a Apple precisou implementar uma ativação por geolocalização, obrigando o usuário a estar geograficamente em uma região autorizada no momento da ativação.

Ou seja, você só pode ativar o ECG no seu Apple Watch ao pareá-lo com o seu iPhone quando você estiver geograficamente em um dos países autorizados.

Veja a lista dos países onde o ECG pode ser ativado

Mas se tentar enganar a geolocalização do iPhone, funciona?
Não.
Ou melhor, até funcionaria, mas o problema é que a Apple usa a maneira mais difícil de burlar a geolocalização, que é pegar as informações das antenas de celular. Não adianta você mudar a região do sistema, usar VPN ou usar software do tipo fake GPS, porque para ativar o ECG você precisa estar conectado a uma rede celular (mesmo sem conexão à internet), que irá captar as informações de triangulação das antenas para determinar onde você está.

Se eu levar um Apple Watch comprado no Brasil para os EUA, o ECG funciona?
Não.
A função só pode ser ativada se você tiver um modelo comprado em um país autorizado e ativar em um país autorizado. Pouco importa se você comprar em um país e ativar em outro, mas é preciso que ambas as condições sejam respeitadas. Se comprar o aparelho em um país não autorizado, terá que esperar o dia que aquele país receba oficialmente o ECG.

Modelos compatíveis

Não é qualquer Apple Watch que oferece a possibilidade de ECG, pois é algo que depende de hardware e não apenas software.

A função de eletrocardiograma só pode ser ativada em modelos a partir do Series 4.

Como ativar se você mora no Brasil

Se você mora no Brasil e não quer esperar pela Anvisa, vai ter que comprar o Watch em um dos países autorizados. Além disso, você precisa ativar o ECG lá, antes de voltar para o Brasil.

A notícia boa é que, depois de ativado, ele funcionará normalmente em qualquer lugar que você for, mesmo atualizando o iOS (desde que não faça uma restauração sem backup).

A notícia ruim é que ninguém poderá fazer essa ativação para você, porque é preciso que primeiro o relógio seja pareado com o seu iPhone. Se você tiver um amigo ou parente que for viajar, não adianta ele ativar no iPhone dele, porque quando voltar, terá que reparear com o seu iPhone e aí o ECG precisa ser novamente ativado.

Então a dica para os viajantes é: se comprar o Apple Watch em outro país, faça o pareamento lá mesmo e ative o ECG antes de voltar para o Brasil. Com isso, você poderá utilizar a função normalmente depois disso.

Como ativar o ECG no Watch

Ao parear o Apple Watch Series 4 com seu iPhone, abra o aplicativo Saúde no celular. Com isso, você deverá visualizar uma opção para ativar o ECG. Se nada aparecer, vá em Dados de saúde › Coração › Eletrocardiograma (ECG).

Para dar continuidade, você precisa informar sua data de nascimento. A Apple afirma que o ECG não se destina a pessoas com menos de 22 anos, então se for o seu caso, é possível que não consiga ativar a função.

Depois do processo concluído, basta abrir o aplicativo ECG  no Apple Watch para efetuar um eletrocardiograma.

Como realizar a leitura do ECG no Apple Watch

Para efetuar um eletrocardiograma no Watch, basta abrir o aplicativo ECG  e então encostar o dedo indicador da outra mão sobre a coroa digital (Digital Crown) durante 30 segundos. Não é preciso apertar o botão, apenas encostar nele.

O resultado dirá se houve ou não algum sinal de fibrilação atrial. É possível gerar um PDF com o resultado, para você imprimir ou enviar para o seu médico.

Para melhores resultados:

  • Tente apoiar os braços em algum lugar enquanto faz o registro
  • Relaxe e tente não se mexer muito
  • Certifique-se que o Apple Watch está bem ajustado ao pulso
  • Seu dedo e pulso não podem estar molhados durante o registro
  • Afaste-se de qualquer aparelho eletrônico que esteja ligado a uma tomada, para que não tenha o risco de haver alguma interferência elétrica na medição

A Apple ainda destaca que o ECG feito no Watch:

  • Não pode detectar um ataque cardíaco
  • Não pode detectar coágulos sanguíneos ou derrame
  • Não pode detectar outras condições relacionadas ao coração

Fonte | Blog do iPhone (BR)



%d bloggers like this: