fbpx

Apps Notícias, Casa, Bolsa e Dictafone com grandes alterações de design no macOS Catalina

Essencialmente melhorias no design das Apps estão na calha.

A conversão de Apps provenientes do iOS para o macOS iniciou no ano passado. Inicialmente a nível interno apelidado de projeto Marzipan, trouxe ao macOS Mojave algumas aplicações “importadas” do iOS. Agora, publicamente este projeto tem o nome de Catalyst e vai com certeza trazer ao macOS Catalina muitas novidades, como por exemplo o Twitter.

Contudo, na opinião de vários utilizadores algumas destas “importações” podem vir a sofrer a nível de design. Ou seja, teme-se que algumas aplicações tragam o design do iOS, perdendo-se assim a essência da experiência de utilização do macOS.  

Neste sentido, esta foi uma das críticas apontadas às aplicações, Notícias (não disponível em Portugal), Casa, Bolsa e Dictafone. No macOS Mojave lançado em 2018, estas aplicações surgiram nativas com design muito inspirado no iOS, acusaram muitos utilizadores.

As declarações de Craig Federighi

Agora, Craig Federighi, Diretor de Software da Apple, em declarações ao CNET, confirmou que as quatro aplicações sofrerão grandes alterações. Estas, deverão incidir sobretudo ao nível do design, deverá ser mais adaptado ao macOS.

“Olhámos para o design e funcionalidades de algumas destas apps e dissemos, podemos torná-las uma melhor experiência em Mac, com alterações que podem ser feitas independentemente do uso do projeto Catalyst, mas isso são só decisões da equipa de design.” Disse Federighi.

Porém, acrescentou defendendo-se das críticas em relação ao design das apps no macOS Mojave:

“Quando li algumas das primeiras reviews dessas apps, as pessoas diziam ‘Obviamente esta tecnologia (à data Marzipan) está a provocar que façam coisas que não traduzem o feeling do macOS. Honestamente, todas foram decisões tomadas pelos designers … as pessoas assumiram como sendo um design inspirado no iOS, quando na verdade foi uma decisão tecnológica e uma preferência assumida.

Por isso, sabendo que temos de evoluir de acordo com as preferências dos nossos utilizadores, vamos altera-las a nível estético. Portanto fizemos alterações nessas apps”

Apesar de para já não estar disponível em Portugal, a app Notícias é uma das que tem recebido mais críticas negativas. Diversos problemas de execução, design e usabilidade são apontados à versão desta para Mac. 

Assim, estas evoluções deverão surgir no lançamento da primeira versão beta pública. Recentemente foi lançada a segunda versão beta para programadores. Com efeito, é expectável que dentro de cerca de um mês teremos a beta pública disponível para teste.

Fonte | All Things Apple



%d bloggers like this: