fbpx

Google Maps: como adicionar várias paragens intermédias ao seu trajeto

O Google Maps é uma das aplicações mais utilizadas para planear as viagens através do seu smartphone Android ou iOS. Uma poderosa ferramenta de navegação que vai recebendo novas funções de forma periódica e consistente. Entre estas, temos a opção de adicionar várias paragens ao longo do seu trajeto.

Assim sendo, se está a planear fazer uma longa viagem (superior a três horas), recomendamos que faça algumas paragens. Felizmente, com o Google Maps para Android ou iOS é fácil fazer uma pausa!

Aliás, a lista de novidades a chegar ao Google Maps tem sido bastante diversificada, mas esta função que agora vamos explorar já cá morava há bastante tempo. Ainda assim, continua a ser uma das suas ferramentas mais úteis, sobretudo para planear as necessárias pausas para refeições, ou simplesmente para descanso.

O poderoso gestor de viagens do Google Maps

Sabemos que fadiga durante as grandes viagens é um perigo. Portanto, lembre-se de planear já algumas paragens ao longo do trajeto e felizmente o Google Maps tem essa exata opção. Tudo isto com o intuito de lhe providenciar as paragens necessárias, previamente inseridas e totalizadas no plano geral da viagem.

Sendo uma das aplicações que mais utilizo em dispositivos Android, não pude deixar de sentir o quão útil podia ser partilhar esta dica. Agora, está na hora de também ver como pode tirar proveito deste recurso, para que as suas viagens já incluem as pausas para qualquer tipo de necessidade, ou simplesmente para lazer.

Cumpre ainda salientar que esta opção pode ser utilizada para definir uma ou várias paragens intermédias. O procedimento pode ser feito no dispositivo móvel Android e iOS, bem como na versão Web através do seu computador.

Como adicionar várias paragens no Google Maps em Android

Em primeiro lugar terá que abrir a aplicação Google Maps no seu dispositivo Android. Aí, na barra de topo deverá inserir o seu destino, que passará a ser o destino final da viagem. Logo após, o Google Maps gerará um percurso sugerido com base nas suas preferências pré-determinadas, mas agora podemos fazer algo mais

   

Com efeito, vemos o percurso já sugerido, na segunda imagem, bem como uma imagem em detalhe do mesmo, na terceira. Já na última imagem temos o primeiro passo a tomar. Assim sendo, clique no menu de “Mais opções” sinalizado com os três pontos verticais, tal como indica a seta.

Em seguida verá imediatamente várias outras opções como as “Opções de trajeto” e “Adicionar paragem” logo em segundo lugar (ordem descendente). Deverá, portanto, selecionar esta segunda opção para adicionar o primeiro (ou único) de vários pontos intermédios onde deseje parar.

Válido para dispositivos móveis Android e iOS

Em seguida poderá escrever o nome da cidade, local ou ponto de interesse onde deseja parar. Aliás, poderá alternativamente selecionar (picar) um ponto no mapa com o alfinete do Google Maps. Desse modo, pode escolher um ponto exato que será adicionado ao seu percurso geral, tal como mostram as imagens.

Além disso, pode alterar a ordem destas paragens adicionais a seu bel-prazer. Para tal, basta tocar (e manter a pressão) no destino adicional, subindo ou descendo o respetivo cartão, podendo também remover esse destino caso assim o pretenda. Note-se ainda que pode definir datas para a partida, ou para a chegada ao destino.

Em seguida podemos ver esta exata opção no Google Maps para iOS e, na segunda imagem, a mesma função para Android. Em terceiro lugar temos a representação dos pontos de paragem e a respetiva representação no mapa do percurso (sinalizado pela letra c no caso concreto). Por fim, temos o resumo geral da viagem.

   

Ao mesmo tempo, todo este procedimento é igualmente válido para tablets Android ou iOS (iPad), mudando apenas o grafismo. Note-se ainda que o número de paragens intermédio pode variar conforme necessite, não existindo à priori um limite para o número de paragens intermédias.

Adicione as paragens que quiser

Portanto, defina quantas paragens quiser. Calcule de antemão quando necessitará de parar – sendo recomendada uma pausa de três em três horas. Lembre-se sempre que a segurança está em primeiro lugar, sobretudo se viajar acompanhado, uma vez que será responsável pelos demais.

Por fim, com tudo configurado, pode dar início à navegação. A partir daí, o Google Maps saberá quando chega a uma das paragens e quando volta à estrada. Tudo isto sem ter que configurar um novo percurso de cada vez que parar, por exemplo, numa estação de serviço.

 

Fonte