fbpx

Bateria inchada no iPhone? O que fazer e como evitar




Infelizmente é um problema pelo qual muitos utilizadores já passaram, e ter uma bateria inchada no iPhone pode ser perigoso. Vamos mostrar todos os cuidados que deves ter.

Não existe uma única causa para este problema. Por vezes, pode ser devido a um defeito de fabrico, o uso continuo da bateria ao longo dos anos, o resultado de mau uso, utilizar um carregador que não o original da Apple ou uma consequência direta de uma ou múltiplas quedas.

No geral, uma bateria inchada ocorre quando as células da bateria estão sobrecarregadas, uma vez que as baterias de lítio “reagem desfavoravelmente à sobrecarga”.

Essa reação produz calor, que aquece os gases dentro da bateria, fazendo com que ela se expanda. Sem qualquer forma de ventilar, o invólucro da bateria expande com os gases, distorcendo a sua aparência para a mais conhecida aparência – inchada.

Os Engenheiros e fabricantes de baterias entendem que pode existir essa reação e projetam as suas baterias para serem de elevada resistência. Os circuitos embutidos na bateria também costumam ser incluídos para regular a carga da bateria e desligar a energia se detectar níveis de carga além dos limites da bateria.

Contudo, estas medidas de segurança podem ocasionalmente falhar, e alguns consumidores acabam com uma bateria inchada. Vamos falar sobre todos os cuidados a ter quando enfrentas este problema inconveniente.

Como lidar com uma bateria inchada?

Se suspeitas que a tua bateria está inchada, a primeira coisa a fazer é exercitar o máximo de cuidado. Perfurar a bateria em qualquer estado é incrivelmente perigosa, mas as baterias inchadas são especialmente voláteis, já que sua carcaça já está sob stress devido aos gases acumulados. Em suma, manuseie qualquer dispositivo com uma bateria inchada com o máximo de cuidado.

Como o iPhone não tem uma bateria substituível pelo utilizador (a não ser que saiba abrir o seu iPhone), não tente removê-la por conta própria. O ideal, é levar o dispositivo inteiro para um centro de assistência técnica autorizado pela Apple. No entanto, observe que, até que a sua bateria inchada seja substituída,  não deve conectar seu dispositivo à energia nem usá-lo. Baterias inchadas podem explodir se não forem tratadas adequadamente, por isso não quer tomar nenhuma atitude que possa acelerar a chegada desse evento desagradável.

Acima de tudo, esteja seguro. Não tente perfurar a bateria, não a deixe num carro quente ou num local onde possa ser alcaçado por crianças ou animais de estimação e não a ignore. Mas ignorar o problema e continuar a usar a bateria só aumentará o risco de uma perfuração ou explosão, o que poderia resultar em acidentes que podem ter resultados devastadores. Vazamentos e explosões de baterias são raros, mas também não quer deixar isso ao acaso.

Dicas que ajudam a evitar uma bateria inchada no iPhone

Por vezes a bateria vai simplesmente falhar sem que nada possa ser feito. Há contudo, boas práticas que pode seguir de forma a prevenir uma bateria inchada.

1. Use sempre carregadores da marca ou recomendados pela marca

Não compre carregadores baratos de terceira parte, e não use carregadores que não tenham a devida potencia para o dispositivo que vai usar.

2. Não deixes o teu dispositivo constantemente ligado à corrente

Para os utilizadores que usam o seu iPhone constantemente ligado à corrente seja em casa ou no trabalho, é importante compreender que a bateria deve ter a oportunidade de ser usada. Se as células não estão a ser estimuladas num processo de carga e descarga, o tempo útil da bateria pode diminuir e causar partes da bateria ficarem dormentes.

3. Mantenha o seu dispositivo num ambiente com temperatura amena e seca 

Pode parecer uma dica básica, mas não o é. Se utiliza por exemplo o seu dispositivo no seu carro, certifique-se que não está em contato direto com o sol (caso esteja num suporte) ou que o seu suporte de carro não esteja diretamente sobre a ventilação. Sobretudo no Inverno ou no Verão, pois a diferença de temperatura pode criar problemas inesperados.

4. Substitua a sua bateria se estiver perto do ciclo de vida ou danificada.

As baterias são consideradas produtos consumíveis, e com o tempo, a performance vai degradar. Portanto, se a bateria no teu iPhone já não aguente uma carga como no passado, pode estar na hora de efetuar uma troca.

Esperamos assim ter elucidado todas as dúvidas sobre os cuidados a ter com uma bateria inchada no teu iPhone

 

Fonte

No Comments

Post A Comment

%d bloggers like this: