fbpx

Personalize atalhos de teclado no seu iPhone e iPad

Há pessoas que a teclar são autênticas máquinas e nem precisam estar a olhar constantemente para saber o que estão a escrever. A prática treina o nosso cérebro para rotinas e hábitos. Contudo, os sistemas operativos trazem algumas ferramentas e atalhos para qualquer um de nós ter um melhor desempenho a escrever naqueles teclados minúsculos dos ecrãs.

No iOS, um dos recursos mais subestimados sempre foi os atalhos de teclado ou, como a Apple gosta de os chamar, as substituições de texto. Vamos ver como pode criar atalhos para as palavras que mais usa ou as mais difíceis de escrever naquelas teclas.

Este recurso, que já vem de há muitos anos, permite que o utilizador possa digitar apenas uma ou duas letras e o sistema completa com a palavra que está associada a este atalho.

Desta forma o utilizador pode, por exemplo, usar facilmente algo como um endereço de e-mail ou número de telefone escrevendo “@v” (ele coloca o email pessoal), ou “@p” para o mail profissional. Mas vamos ver como se faz e o resultado.

 

Criar Atalhos de Teclado

Abra as Definições > Geral > Teclado > Substituição de texto.

Dentro da janela Substituição de texto toque no botão + na parte superior para adicionar uma nova substituição de texto ou toque no botão Editar no canto inferior esquerdo para excluir. Também pode deslizar o dedo sobre uma opção para a apagar.

Ao adicionar uma nova substituição de texto, toque na palavra ou frase na caixa Expressão. Em seguida, adicione na caixa Atalho o respetivo atalho. Certifique-se de que é algo que se irá lembrar e que possa ser um gatilho para estas palavras. Pode mesmo completar com frases maiores mas terá de ter uma organização que faça sentido para não baralhar mais do que se não usasse os atalhos.

Por fim, clique no botão Guardar quando terminar.

 

Fonte