fbpx

Como ter a meteorologia no ecrã de bloqueio do iPhone com iOS 12

Um dos recursos que estava na lista de desejos de muitos utilizadores para o iOS 12 era os widgets do ecrã bloqueado. Em especial podermos ter um desses widgets com a meteorologia.

Na verdade é um recurso que, dado haver há tanto tempo noutros sistemas, parecia estranho não existir no iOS. Finalmente parece que será uma realidade e hoje mostramos como o fazer.

O que as pessoas pedem são funcionalidades úteis para aproveitar os dispositivos o máximo possível, visto que não são propriamente baratos. Na lista de desejos que é elaborada a cada nova versão do iOS, aparecem funções que trazem melhorias à utilização, por exemplo, ter a informação do tempo quando o ecrã está bloqueado.

A Apple não colocou para já nada simples e direto (e permanente), mas deixou uma porta aberta para que possamos “dar a volta ao texto” e colocar a meteorologia junto ao relógio quando o ecrã do iPhone está bloqueado após a pausa para dormir.

Vamos mostrar como ativar esta pequena pérola e explicamos depois porque razão ainda é um recurso pobre.

 

Ativar sempre localização para o serviço Meteorologia

Para que este recurso funcione e mostre a informação no ecrã bloqueado do iPhone com iOS 12 é necessário permitir sempre que esta ferramenta tenha acesso à sua localização.

Para isso vá a Definições > Privacidade > Serviços de localização > Meteorologia e permitir SEMPRE o acesso à localização.

Configurar agendamento Não incomodar

O widget aparece apenas no final de uma sessão Não incomodar. Não aparecerá sempre, tenha isso em atenção e, por isso, é que dizemos que o recurso é “pobre”. Para ativá-lo precisamos de aceder à opção Não incomodar e colocar o horário em que temos essa opção ativa.

Muitas pessoas não conhecem esta opção e, garantidamente, não tiram proveito dela. É uma opção muito interessante e que permite paz de espírito pelo menos no período de descanso.

Vamos aproveitar para ensinar como ativar esta opção, até porque precisa dela para o recurso da meteorologia.

Vamos a Definições > Não incomodar. Agora, dentro deste menu ative Não incomodar. Com esta opção ligada, o recurso estará sempre ativo e não terá as chamadas, mensagens e notificações a chamar a sua atenção. Este é um método manual, que também pode ser invocado na Central de controlo.

Sugerimos, como mostra as imagens em cima, que pode usar antes o modo Agendado. Assim, vá à parte inferior, selecione a hora de início e a hora de término. O tempo final aqui é importante. Defina-o para a hora em que normalmente acorda ou está apto a receber as notificações, mensagens e chamadas. Quando o horário de término for atingido, o widget do tempo será exibido.

Esta funcionalidade é muito interessante para o ajudar a ter um pouco de paz e poder, mesmo assim, estar contactável durante a sua hora de sono. Isto porque poderá usar a opção Permitir chamadas de Favoritos para filtrar quem lhe poderá ligar. A partir daqui só os contactos que tem definidos nos seus Favoritos poderão “interromper” o seu descanso.

Em seguida, ative a opção Modo hora de deitar. Este é o recurso mágico nos trará o presente do widget da meteorologia.

 

Veja em ação da meteorologia no ecrã bloqueado do iPhone

Esta é a aparência da informação quando acorda e vê que o seu iPhone já não está debaixo do modo Não incomodar. É como se acordasse e recebesse logo a informação do tempo que faz lá fora.

Agora já pode aproveitar este widget e esperar que a Apple encontre uma forma de colocar esta opção mais útil, permanente e conveniente.

 

Fonte